Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55006

Compartilhe esta página

Título: Reflexão sobre o ensino de português como L2 para surdos: uma revisão bibliográfica
Autor(es): SILVA, Andrezza Kessya Mendes da
Palavras-chave: Libras; Português L2; Alunos Surdos
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: SILVA, Andrezza Kessya Mendes da. Reflexão sobre o ensino de português como L2 para surdos: uma revisão bibliográfica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho tem como principal objetivo refletir sobre o ensino de português como segunda língua para alunos surdos usuários da língua brasileira de sinais (Libras), através de uma revisão bibliográfica. Para tanto, buscou-se analisar estratégias teórico-metodológicas que atendessem às especificidades de tais alunos. A natureza da língua portuguesa é predominantemente oral-auditiva, ao passo que a língua de sinais é primariamente espaço-visual. Desta forma, fez-se uso de pesquisa bibliográfica focada em educação de surdos, gêneros textuais e ensino de português como L2, a qual baseou-se, sobretudo, em Kalatai (2012), Quadros (1997, 2004, 2006, 2019), Carvalho (2019), Pereira (2014), Silva (2008), Gesser (2009), Marcuschi (2002), Oliveira (2010) e Araújo (2012). Constatou-se com o estudo que, devido a essa discrepância nas formas de expressão entre a língua portuguesa e a Libras, é necessário considerar abordagens de ensino no contexto do bilinguismo que englobem efetivamente os sistemas das duas línguas. Esta pesquisa possui relevância na formação de sujeitos surdos, pois apontamos que o ensino de gêneros multissemióticos é uma das possibilidades de ensino de português como L2 muito produtiva para os alunos surdos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55006
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andrezza Kessya Mendes da Silva.docx.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons